It-sa Brasil 2014 marca amadurecimento da segurança digital no país

fev 14, 2021 Press releases

Conferência abordou a importância da qualificação, riscos da vulnerabilidade e ameaças de ataques cibernéticos!

Especialistas em segurança da informação apontam que o melhor caminho para prevenir ataques cibernéticos está na educação digital dos usuários e da adoção de medidas preventivas pelos setores público e privado.

Esta foi uma das principais conclusões da it-sa Brasil, conferência organizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria com a TeleTrust e Com a participação de um seleto grupo de profissionais engajados neste mercado que compõem o Comitê do it-sa Brasil.

Durante dois dias, empresas, associações e profissionais se reuniram para discutir o tema em um momento de valorização da segurança cibernética no Brasil.

“Entendemos a importância da informação e dados para organizações e pessoas. Por isso, a necessidade de investir em controle e segurança para protegê-las dos ataques, que evoluem cada vez mais”.

Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil

“O Brasil está amadurecendo em assuntos cibernéticos e a it-sa Brasil estreia no país para contribuir com a discussão dos benefícios e riscos da evolução digital”, finaliza.

Internet of Things foi o tema que deu inicio à conferência, com a participação de Antonio M. Moreiras da Nic.Br, André Carraretto da Symantec, Marcos Sakamoto, presidente da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – regional São Paulo) entre outros, que trouxeram à tona um assunto já polemico, a questão da transição do IPv4 para o IPv6 na Internet, um dos pontos cruciais para a evolução da Internet das Coisas e, reforçando a importância de investir em educação na segurança digital.

Com cada vez mais objetos conectados à rede, todos precisam estar atentos para manter hábitos seguros. E quem é responsável por garantir está segurança?

Conforme relatório divulgado pela Symantec, o Brasil foi o 8º pais com mais ataques cibernéticos em 2013. Segundo os especialistas, nesse cenário, o não conhecimento sobre o assunto leva o cidadão a correr mais riscos desses tipos de ataques.

As discussões sobre Cyber Security também aconteceram nesse primeiro dia. Segundo o painelista Alan Brill, diretor da Kroll Advisory Solutions, é muito difícil identificar a ameaça cibernética.

Dessa forma, é importante não ser apenas reativo, mas investir em ações preventivas aos ataques. Para o especialista, a segurança cibernética não é apenas uma questão de tecnologia, mas também de gestão.

Antonio Montes Filho, subdiretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, acrescentou que é impossível fechar todas as portas das informações digitais e por isso, é imprescindível para uma empresa investir em um time estruturado e treinado.

É importante lembrar que a visão do atacante é sempre privilegiada. A perspectiva do defensor é diferenciada e precisa cobrir todas as frentes para não ser atacado.

É essencial estudar e entender a ameaça e, assim, antecipar os movimentos.

O tema BigData também esteve presente nos paineis de discussão. De acordo com a consultoria Gartner, o investimento no setor deve crescer 40% ao ano até 2015.

Segundo o painelista Paulo Nasser, software leader na GE Intelligent Platforms, os hackers evoluem a cada segundo com novas formas de ataques. Por isso, com o crescimento da variedade de dados online disponíveis, é fundamental rever os processos nessa mesma velocidade.

Já em Mobilidade e Mobility Payment, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há mais de um celular para cada brasileiro. De acordo com o painelista Paulo Martins, diretor de prevenção à fraude, risco e segurança da informação da Telefônica|Vivo, as plataformas de mobilidade estão presentes no mundo corporativo e no dia a dia das pessoas.

O especialista afirma que o grande desafio é continuar crescendo a usabilidade com um nível de proteção adequado, sem tirar a conveniência desse serviço.

A it-sa Brasil ocorreu nos dias 15 e 16 de abril, no Clube Transatlântico, em São Paulo. A próxima edição já está agendada para os dias 01 e 02 de setembro de 2015.

Por Expo